Sindrome de Burnout

O Que é?

O termo burnout designa “o que deixou de funcionar por esgotamento de energia”, indicando o estado de colapso decorrente do uso de toda a energia disponível.

Uma imagem que tem sido utilizada para descrever essa síndrome é a da vela que ilumina e se consome.

Também chamado de “esgotamento profissional”, o quadro tem como uma de suas características principais um estado de fadiga, frustração e desilusão derivado da devoção a uma causa, um modo de vida ou uma relação profissional que não produz a recompensa desejada.

Imagem Síndrome de Burnout

Quais os Sintomas?

O profissional que padece de burnout costuma ter pouca energia para as diferentes solicitações de seu trabalho, desenvolve uma espécie de frieza e indiferença para com as necessidades dos usuários e dos colegas de trabalho, sente-se decepcionado e frustrado profissionalmente com comprometimento da autoestima e tende a reagir com ceticismo diante de sugestões e tentativas de ajuda.

A síndrome é composta por diversos sintomas somáticos, psicológicos e comportamentais, mas abrange estes três componentes principais:

  • A exaustão emocional, caracterizada por cansaço extremo e sensação de não ter energia para enfrentar o dia de trabalho. É geralmente o primeiro sintoma da síndrome, gerando intensas demandas interpessoais com consequente redução dos recursos emocionais para o seu enfrentamento. A sensação de desgaste, perda de energia e exaustão são importantes sintomas, sendo o profissional incapaz de recuperar a energia após uma noite de sono, necessária para um novo dia de trabalho.
  • A despersonalização, que acontece quando a pessoa começa a adotar uma atitude de insensibilidade ou hostilidade em relação às pessoas que devem receber o serviço
  • O comprometimento do exercício e da realização profissional, acompanhados de sentimentos de incompetência e de frustração pessoal e profissional.

Qual o Tratamento?

Além da avaliação com psiquiatra para identificação de comorbidades (como transtorno de ansiedade generalizada, transtornos depressivos), o tratamento dos quadros de burnout envolve medidas não farmacológicas como prática de atividade física, psicoterapia e organização da rotina, redução da hora de trabalho ou remanejamento da área de trabalho, e medidas farmacológicas como uso de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos.

(Ref: prática psiquiátrica no hospital geral – Neury Botega; cap Saúde mental dos profissionais da saúde por Luiz Antonio Nogueira-Martins)
Burnout na Prática Clínica

Especialistas
Mosaico

Imagem-destaque-interna-Dr-Afonso

Afonso Henrique B. B. de Lacerda

Imagem-destaque-interna-Dra-Maria

Maria Abud Haddad Franco

Imagem-destaque-Dra-Amanda-Montenegro

Amanda Montenegro

Expertise Mosaico

Conheça os transtornos mentais e seus caminhos para a superação

Ícone Ansiedade

Ansiedade

Ícone Sindrome de Burnout

Sindrome de Burnout

Ícone Depressão

Depressão

Ícone TOC

TOC

Ícone Transtorno de bipolaridade

Transtorno de bipolaridade

Consulta Online • Acessibilidade e praticidade em suas consultas

A consulta psiquiátrica online oferece um meio conveniente e acessível de receber suporte emocional e avaliação profissional à distância.
Imagem Consulta Online
Imagem Redes Sociais

mosaico está nas
redes sociais

Não deixe de se cuidar! Acompanhe nossas publicações e aprenda a valorizar seu bem-estar.